Diana, a deusa de Éfeso

Texto Base: Atos 19:11- 41

” E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias.

De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam.

 E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega.

E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes.
Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois?
E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa.
E foi isto notório a todos os que habitavam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e caiu temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.
E muitos dos que tinham crido vinham, confessando e publicando os seus feitos.
Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos.
Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia.
¶ E, cumpridas estas coisas, Paulo propôs, em espírito, ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e pela Acaia, dizendo: Depois que houver estado ali, importa-me ver também Roma.
E, enviando à Macedônia dois daqueles que o serviam, Timóteo e Erasto, ficou ele por algum tempo na Ásia.
E, naquele mesmo tempo, houve um não pequeno alvoroço acerca do Caminho.
Porque um certo ourives da prata, por nome Demétrio, que fazia de prata nichos de Diana, dava não pouco lucro aos artífices,
Aos quais, havendo-os ajuntado com os oficiais de obras semelhantes, disse: Senhores, vós bem sabeis que deste ofício temos a nossa prosperidade;
E bem vedes e ouvis que não só em Éfeso, mas até quase em toda a Ásia, este Paulo tem convencido e afastado uma grande multidão, dizendo que não são deuses os que se fazem com as mãos.
E não somente há o perigo de que a nossa profissão caia em descrédito, mas também de que o próprio templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo a ser destruída a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo veneram.
E, ouvindo-o, encheram-se de ira, e clamaram, dizendo: Grande é a Diana dos efésios.
E encheu-se de confusão toda a cidade e, unânimes, correram ao teatro, arrebatando a Gaio e a Aristarco, macedônios, companheiros de Paulo na viagem.
E, querendo Paulo apresentar-se ao povo, não lho permitiram os discípulos.
E também alguns dos principais da Ásia, que eram seus amigos, lhe rogaram que não se apresentasse no teatro.
Uns, pois, clamavam de uma maneira, outros de outra, porque o ajuntamento era confuso; e os mais deles não sabiam por que causa se tinham ajuntado.
Então tiraram Alexandre dentre a multidão, impelindo-o os judeus para diante; e Alexandre, acenando com a mão, queria dar razão disto ao povo.
Mas quando conheceram que era judeu, todos unanimemente levantaram a voz, clamando por espaço de quase duas horas: Grande é a Diana dos efésios.
Então o escrivão da cidade, tendo apaziguado a multidão, disse: Homens efésios, qual é o homem que não sabe que a cidade dos efésios é a guardadora do templo da grande deusa Diana, e da imagem que desceu de Júpiter?
Ora, não podendo isto ser contraditado, convém que vos aplaqueis e nada façais temerariamente;
Porque estes homens que aqui trouxestes nem são sacrílegos nem blasfemam da vossa deusa.
Mas, se Demétrio e os artífices que estão com ele têm alguma coisa contra alguém, há audiências e há procônsules; que se acusem uns aos outros;
E, se alguma outra coisa demandais, averiguar-se-á em legítima assembléia.
Na verdade até corremos perigo de que, por hoje, sejamos acusados de sedição, não havendo causa alguma com que possamos justificar este concurso.
E, tendo dito isto, despediu a assembléia. “

O Apóstolo Paulo estava em sua 2ª viagem a Ásia. Lá, não falou contra ninguém, nem da deusa que adoravam em Éfeso, Diana.

Diana era uma padroeira, assim como no Brasil consideram que existe uma padroeira. Nesta condição, Diana tinha seu templo, que é considerado uma das “maravilhas do mundo” e está localizado na Turquia. Esse templo é todo feito de mármore, com colunas de 19 m, uma grandiosidade absurda.No Brasil, Aparecida do Norte recebe cerca de 6 milhões de visitas, mais que alguns países como Portugal, França e etc. Em vários países existem padroeiras, que significam uma coisa só: Maria, rainha do céus. A deusa era representada com vários seios em todo o seu corpo, por isso era considerada deusa da fertilidade. Espiritualmente dizendo, o povo se alimentava dela, ou seja, ela roubava o lugar de Deus. Demetrio era um homem que junto com outras pessoas fazia nicho de prata e de ouro, se aproveitando da crença daquele povo. Ele e e outros comerciantes não vendiam como antes, eles estavam preocupados também com as conversões que estavam acontecendo. A presença de Paulo estava prejudicou seus negócios levando o povo à conversão à Jesus.

Eles  fizeram uma assembléia em um teatro que ficava em Éfeso, onde cabiam 25 mil pessoas. E começou entre eles uma grande confusão. O que Paulo estava fazendo? O que ele estava pregando? O que estava acontecendo? A produção estava caindo em descrédito? Por que não estavam servindo a Diana como antes?

Para apaziguar aquela situação (Vs. 33) Quando perceberam que era um deles, gritaram durante 2 horas: “Grande Diana dos efésios”. Isso realmente foi uma grande afronta, uma malignidade sendo instalada naquele lugar, declarando que o deus daquele lugar não era o Senhor que Paulo pregava, mas sim Diana.

Der repente o escrivão daquele lugar, falou para pararem com toda aquela baixaria que estava sendo feita ali, porque Paulo não estava falando mal de Diana.

Principais atitudes de Paulo:

  • Paulo soube evangelizar, ele chegou lá falando do poder de Jesus Cristo. (Vers. 30, 32, 35, 40)

Deus nos trouxe a revelação da Palavra, que nós não vamos passar a ira para o povo, porque vocês não terão propriedade ainda para falar para o povo, ministrar aquilo que é a revelação, nós vamos interceder para o Senhor nos revelar e nos dar maturidade o suficiente para entendermos a grandiosidade desta Palavra.

O que é o pecado da idolatria? É Tudo aquilo que é colocado no lugar de Deus, sendo objeto, sendo pessoa, aquilo que nós adoramos que não é o único Senhor e Salvador.

Eles poderiam ter gritado em outros lugares, mas por que dentro de um teatro?

Eles queriam mostrar que o deus da arte não era o Senhor Jesus, que o deus daquilo que eles pregavam tinha toda autoridade que o Senhor tem. Esse demônio representado pela deusa Diana está ligado à arte, pois o artista gosta de ser adorado. Por isso que o inimigo que enfrentamos diretamente no ministério de Dança é o demônio da vaidade, da idolatria, porque eles querem ficar no lugar do Senhor.

Apocalipse 4:11

11 Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.

No teatro, na arte é o Senhor quem brilha, mas ali foi uma afronta diretamente com a arte ao nosso Deus. Ou seja, nós como bailarinos somos afrontados diretamente por essa entidade que quer vir contra o povo da Arte de Jesus Cristo.

Muitas vezes quando acontecem confusões no seu ministério é porque quem está em destaque não é o Senhor, mas é outro deus.

O ego e a vaidade são o que mais vemos na arte.

A deusa Diana quer a glória para ela, assim como Satanás queria a glória para ele, pois ele achava que poderia ser mais que Deus.

Muitas vezes nas nossas conversas, nas nossas atitudes, nós evidenciamos a quem estamos servindo: se servimos a Jesus Cristo, que é paz; ou ao ego e às nossas vontades colocadas no Ministério.

A arte, como está em Apocalipse, é adoração ao Senhor, então, é para que a vontade de Deus prevaleça. A manifestação da deusa Diana quer roubar a toda adoração a Deus e entregá-la a carne, isso é idolatria. O diabo quer que pensemos que o culto é “nosso show”; mas não é um show.

Às vezes pensamos que somos bons o suficiente, por estarmos em outro patamar, e que podemos fazer o que quisermos porque tem alguém cobrindo o altar.

Para evangelizarmos nas ruas, precisamos estar 100 vezes melhores espiritualmente do que aqueles que estão no mundo.

Temos que entender que a música gospel não converte ninguém quando dançamos, pois é muito comum ouvirmos estas músicas em qualquer lugar, até em academias. Mas é preciso pregar, falar de Jesus, pois a conversão vem a partir do momento em que a pessoa confessa que Jesus é o único Senhor e Salvador.

Esse demônio quer os intimidar quer tomar o lugar de Deus no nosso coração. Vamos nos levantar como verdadeiros Profetas da Dança, e denunciar esse demônio na Arte em Nome de Jesus! Vamos colocar o Senhorio de Jesus em primeiro lugar.

No amor de Cristo,

Pastora Carol Bassi

Deixe um comentário